O Theatro Circo promove o acesso das populações do seu território a uma proposta cultural de qualidade, diversa e inclusiva, contribuindo para a implementação de uma política cultural ancorada na Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.
Estratégica e simbolicamente, coopera e estabelece parcerias com outras entidades, construindo redes de trabalho essenciais para o desenvolvimento dos seus objetivos.
Desde 1986, a Companhia de Teatro de Braga é companhia residente do Theatro Circo, onde desenvolve de forma contínua o seu projeto artístico, ao abrigo de um protocolo com a Câmara Municipal de Braga.
Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
O Theatro Circo faz parte, desde 2001, da RTCP, uma rede nacional de teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que conta já com mais de uma centena de entidades credenciadas em todo o território português (continental e insular).
A rede, pela cooperação entre entidades que a compõem, reforça a circulação de obras artísticas, fomenta a articulação programática entre equipamentos, e promove boas práticas na transição digital, sustentabilidade ambiental, inclusão e acessibilidade física, social e intelectual.
As ferramentas mais visíveis de que dispõe para esses fins são um extenso plano de valorização e qualificação de recursos humanos e os concursos que tem promovido de apoio à programação.
O Theatro Circo beneficia, no ciclo 2022-2025, de apoio à programação da RTCP.
Rede de Teatros com Programação Acessível
A Rede de Teatros com Programação Acessível reúne mais de uma dezena de equipamentos culturais que apresentam uma oferta regular de espetáculos com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Este compromisso procura melhorar as condições de acesso à sua programação para pessoas com deficiência visual e para o público Surdo, assim como seus familiares e amigos.
Mais informação e programação acessível disponível em Acessibilidade.
Rede Europeia de Teatros Históricos
Em 2015, ano de Centenário, o Theatro Circo foi convidado a integrar a Rota Europeia de Teatros Históricos. A Rota Europeia de Teatros Históricos distingue e liga, através de doze rotas geográfica e turisticamente estratégicas, os mais belos, interessantes e preservados teatros contruídos entre o período renascentista e primeiras décadas do século XX. Após uma criteriosa seleção que avaliou parâmetros como a beleza arquitetónica do teatro, relevância histórica e estado de preservação, o Theatro Circo foi um dos 4 teatros portugueses e 8 espanhóis escolhidos para integrar a Rota Ibérica que foi inaugurada a 16 de julho de 2015.
A Rede Europeia de Teatros Históricos é dinamizada pela Perspectiv – Association of Historic Theaters in Europe, associação sem fins lucrativos que surgiu em Berlim em 2003 com o objetivo de alertar a consciência coletiva para a importância dos teatros enquanto representantes de uma herança cultural comum a todos os europeus.
A CTB – Companhia de Teatro de Braga é, desde 1986, companhia residente do Theatro Circo ao abrigo de um protocolo com o Município de Braga.
Fundada no Porto em 1980 e desde 1984 radicada em Braga, a CTB é um dos mais sólidos projetos da descentralização teatral saídos do processo democrático. O Projeto Artístico da CTB cruza o sempre renovado interesse pelas novas dramaturgias com a experimentação – através da nossa prática teatral – sobre o grande legado dramatúrgico da humanidade: os clássicos. Desenvolve e aprofunda o seu projeto nas áreas da criação teatral, media arts e formação de públicos. O projeto assume, desde a sua origem, Braga e o Theatro Circo como um lugar de encontro e confronto artístico entre criadores da Europa e da Lusofonia.
A CTB é financiada quadrienalmente pelo Ministério da Cultura/DGArtes e pela Câmara Municipal de Braga, e tem como mecenas exclusivo o dstgroup.
A reserva só é válida após confirmação da parte do Theatro Circo enviada por correio eletrónico.
Os seus dados pessoais serão tratados pelo Theatro Circo com base no seu consentimento.
Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade.